Ajuda, Dicas

Razões para comprar produtos nacionais

Devido à globalização, a nossa vida mudou muito nas últimas décadas.

Hoje é totalmente normal comprar alimentos e produtos diversos feitos em outras partes do Mundo. Temos esta noção? Da forma como afetam a nossa vida e o meio ambiente?  Da dependência em que nos encontramos?

Procuramos preços baixos a todo custo, sem pensarmos em todo o trajeto que é realizado para o produto chegar até nós, desde as condições de trabalho, o despovoamento provocado, as desflorestações, a qualidade dos materiais e dos produtos, o meio de transporte necessário para chegar às prateleiras do supermercado etccc … sim, são algumas consequências que  estamos a permitir com este jeito de viver… está bem visível o que está acontecer por todo o mundo com as alterações climáticas que estamos todos sentindo … e estas, não serão, nem mais nem menos resultado das nossas escolhas diárias e do sistema económico implementado atualmente!

Assim é cada vez mais importante conhecermos os produtos que consumimos, desde o seu fabrico até à chegada em nossas casas.

Uma das formas de CONSUMIR CONSCIENTEMENTE é , por exemplo, comprar produtos portugueses, assim já estamos a diminuir os quilómetros gastos, o que vai contribuir para a diminuição da nossa pegada carbónica.

Vamos, de seguida, apresentar algumas razões para consumir Nacional segundo o Instituto de Marketing e Research.

Razões para COMPRAR PRODUTOS NACIONAIS

• Como são produzidos artesanalmente e a sua origem é de regiões próximas, são considerados amigos do ambiente.  

• Tendo em conta que não precisam de transporte de longo curso, evitam custos ambientais;

• Sendo pouco ou nada industrializados, a sua produção gera mais emprego.

• O facto de gerar mais emprego, faz com o despovoamento rural diminua, pois contribuiu para a fixação de mais população.

• O consumo de produtos locais ajuda a preservar a cultura e a identidade, porque não só preserva a cultura gastronómica das regiões, como também pelo conhecimento ancestral que passam das gerações mais antigas para as atuais.

Estas são algumas das razões porque hoje o nosso consumo, por exemplo, no que diz respeito, aos produtos cosméticos, ter mudado drasticamente, e umas das razões de ser da criação do nosso projeto Sabão Paixão, pois tomamos consciência que usávamos produtos desnecessários no nosso corpo, que provocam doenças a longo prazo, alimentávamos cadeias gigantescas, porque a marca é que contava e não o que a marca fazia pelo mundo e por nós etc, por nem sequer olhar para os rótulos e origem dos produtos …. pela falta de consciência na altura, conhecimento … Só que mudamos e agora só desejamos que tu mudes também, porque, para além de ser necessário, acreditamos que é o melhor para ti e para todos!

Espero que tenham gostado deste artigo e que vos impulsione a fazer a mudança que tanto desejam ou que acham que seja necessária:)

Partilha connosco a tua experiência. Concordas com estas razões?

O que tens feito nesta matéria? Que vais fazer?

Até breve,

 

Related Posts

Deixe uma resposta