Ajuda, Dicas

Dicas para RECICLAR no nosso quotidiano

A Reciclagem é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em um novo produto igual ou sem relação com o anterior. O material que foi transformado é chamado de reciclado(1).

Para tal, existem ecopontos para realizar a reciclagem, nomeadamente:

-ecoponto amarelo

-ecoponto azul

-ecoponto verde

Cada ecoponto permite reciclar diferentes tipos de produtos de acordo com os diferentes materiais que compõem um determinado artigo.

Deste modo, o ecoponto amarelo é destinado para embalagens de plástico e metal, o ecoponto azul depositam-se embalagens de cartão e no ecoponto verde depositam-se as embalagens de vidro.

No artigo de blog de hoje, vamos falar particularmente em dicas para reciclar os produtos cosméticos.

De salientar, que independentemente do produto cosmético que vamos reciclar o importante é identificar qual é o material predominante do nosso produto para assim fazermos uma correta separação, pois existem produtos que são compostos por diferentes materiais e inseparáveis e quando assim é, o ecoponto que escolhemos é aquele em que existe em maior quantidade no produto, isto é, vamos imaginar um perfume com frasco em vidro que tem o doseador em plástico, colocamos o frasco de vidro no ecoponto verde, como o doseador, por vezes, é impossível de retirar, então, vai o frasco todo, incluindo o doseador para o ecoponto verde. Caso dê para separar, colocamos o frasco de vidro no ecoponto verde e o doseador no ecoponto amarelo.

Assim, para fazer bem a reciclagem é necessário identificar o material existente do nosso produto cosmético que queremos transformar.

Dicas para RECICLAR no nosso quotidiano

Seguem algumas dicas para RECICLAR no nosso quotidiano(2):

  1. Baton com tampa de vidro – deposita-se no ecoponto verde, a base do baton, se for de plástico coloca-se no ecoponto amarelo; pode surgir a dúvida, se o baton for líquido ou sólido, isso aqui não importa para fazer a reciclagem, o que importa é só o material que compõe a embalagem
  2. Base do rosto em frasco de vidro coloca-se no ecoponto verde, a tampa é de plástico então coloca-se no ecoponto amarelo. A base é toda de plástico coloca-se no ecoponto amarelo. Não dá para separar o frasco do doseador, então colocamos tudo no ecoponto verde, porque o vidro é o material existente em maior quantidade
  3. Sombras, pós normalmente são feitas de plástico colocam-se no ecoponto amarelo.
  4. Máscaras de pestanas em frascos de plástico depositam-se no ecoponto amarelo
  5. Verniz em frasco de vidro deposita-se no ecoponto verde. Se possível, verter todo o conteúdo do frasco!
  6. As embalagens externas dos produtos que permitem o seu transporte, normalmente são em cartão, estas depositamos no ecoponto azul

Existem marcas com responsabilidade social que começam a preocupar-se com o tipo de embalagem que utilizam nos seus produtos pelo impacto que estas criam no meio ambiente, por isso já se vê muitas embalagens de plástico resultante de plástico reciclável (graças ao plástico que foi depositado no ecoponto amarelo), outras optam por vender os produtos a granel, por exemplo, no caso de champôs sólidos já acontece, e muitas são embalagens feitas de vidro.

Para finalizar este artigo, apresentamos alguns benefícios da reciclagem do plástico para o fabrico de novos produtos nomeadamente(3):

– Poupar nas matérias-primas utilizadas, principalmente as não renováveis como o petróleo;
– Reduzir o consumo de energia;
– Transformar produtos de vida curta (embalagens) em produtos de vida longa;
– Reduzir os encargos com a remoção e tratamento de RSU.

Na prática, a reciclagem de uma tonelada de resíduos de plástico permite poupar a emissão de 1,3 toneladas de CO2 equivalente, sendo também menos exigente em termos energéticos, consumindo apenas cerca de 10% da energia utilizada no processo primário de produção(3).

Vamos dar uma nova vida aos resíduos que produzimos para minimizar o impacto que criamos no nosso planeta! É o mínimo que podemos fazer!!

Nós por aqui, separamos todo o lixo inclusive fazemos compostagem e do óleo! Compramos 4 mini ecopontos para fazer a reciclagem, e agora todo o processo é mais fácil e cada vez mais bem feito! Ainda temos que melhorar, por exemplo, nos resíduos elétricos e eletrónicos (REEE), nomeadamente as pilhas, que quando acabam, guardamos numa gaveta e para leva-las ao ecoponto respetivo, vamos esquecendo da levar quando vamos a uma grande superfície, porque têm normalmente para deixar os REEE… e então vamos acumulando… bem, um novo desafio para 2022😊 assim como as embalagens de plástico nem sempre as espalmamos!

E tu, fazes a reciclagem? Tens dúvidas? Quais são os desafios que encontras a fazer?

Esperamos que tenhas gostado! Partilha connosco a tua experiência!

Fontes:

1- https://www.infoescola.com/ecologia/reciclagem/

2- https://recicla.pt/abc-da-reciclagem/as-embalagens-de-maquilhagem-tambem-se-reciclam/

3- https://quercus.pt/2021/03/10/plastico/

Related Posts

Deixe uma resposta