Ajuda, Dicas

5 factos sobre as alterações climáticas e energia

A WISWU é um projeto criado a pensar no futuro do nosso planeta, contrariando a tendência da produção de produtos de cosmética em massa com grande impacto ambiental e na nossa saúde. Todas as matérias-primas provêm da terra e são cultivadas sem recurso a químicos nocivos.

Em jeito de resumo, um dos objetivos gerais da existência da nossa loja online WISWU -WORLD IS SAFE WITH US é – Contribuir para a concretização do 13o objetivo definido pela ONU designadamente tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

Neste sentido, e no seguimento da nossa participação na semana global para #ACT4SDGs, hoje o nosso artigo de blog é sobre as alterações climáticas, tal como nos comprometemos.

Espero que vos seja útil, e que traga mudanças para as vossas vidas!

5 FACTOS SOBRE AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E ENERGIA

Segundo a ZERO – Associação Sistema Terreste Sustentável divulgou no seu site oficial 5 evidências sobre as alterações climáticas e energia, nomeadamente:

1- Cada português emite em média 6,5 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2) por ano; um habitante dos Estados Unidos da América e da China emite 17,5 ton CO2/ano e 6,2 ton CO2/ano, respetivamente

2- 74% da energia consumida em Portugal ainda depende do exterior. A dependência energética tem diminuído em parte, pelo aumento da produção de energia renovável (nacional).

3- 26% das emissões de gases com efeito de estufa em Portugal provém do sector dos transportes, em particular devido ao transporte rodoviário individual.

4- 25% da energia consumida em Portugal é proveniente de fontes renováveis. A biomassa continua a ser a maior fonte de energia renovável (45%). A energia elétrica hídrica (barragens) aparece em segundo lugar (26%), com a energia eólica já com um contributo muito próximo, na ordem dos 20%.

5- Em 2014, 63% do consumo de eletricidade foi assegurado por fontes renováveis. Em 2015 esse valor foi de 50% devido à menor produção de hídrica.

 

Teremos nós consciência coletiva e crítica para mudarmos este cenário? É é assim que queremos contribuir para a sociedade? Para o ambiente?

Conheceremos nós as implicações reais na sociedade, na economia, no ambiente, no mundo … destes factos?

Pois, arrisco-me a dizer, que muitas vezes nos passará ao lado, pois vivemos muito nos nossos mundinhos ( falo por mim –  a melhorar continuamente:)) e isso absorve-nos imenso… para quem se identifica e quer dar passos no combate as alterações climáticas incentivamos a participar nesta semana global porque é uma maneira de sermos escutados e ajudar o mundo! Ou então para quem já controla melhor as suas emoções 🙂 e tem sentido crítico e gosta de participar na sociedade ativamente esta é uma boa hora para dinamizar, para agir em prol do mundo! Para todos que queiram fazer mais pela vida humana!:)

Vamos lá! O mundo precisa de nós!

Participa em https://act4sdgs.org/.

 

Falem connosco… que tanto queremos saber como é desse lado:)

Até breve,

 

 

Fontes:

  • https://zero.ong/alteracoes-climaticas-energia-e-mobilidade/
  • https://act4sdgs.org/
  • https://act4sdgs.org/register/register.php?register_type=individual

 

 

 

 

 

 

Related Posts

Deixe uma resposta